ASSINATURA SONORA

Mannequin with Music Notes on HeadVimos na semana retrasada que algumas trilhas são diretamente ligadas a alguma marca, ou seja, tornam-se um complemento essencial da característica de uma campanha.

Talvez o principal objetivo da publicidade moderna é tornar uma marca lembrada. Já não basta apenas apresentar o novo ao consumidor. É preciso que ele seja persuadido o suficiente para que crie um laço psicológico e afetivo com a marca. É aí que o branding entra em ação.

Inúmeros recursos podem ser utilizados para criar tal efeito como, por exemplo, o uso de mascotes, personalidades, assuntos polêmicos, “erros” propositais, trilhas sonoras – como o exemplo do Danoninho – e até a assinatura sonora.

Pessoalmente, a primeira coisa que me vêm à cabeça quando ouço falar em Intel são aquelas 5 notas musicais que encerram os comerciais da marca. É incrível o poder que algumas notas têm de grudar na cabeça e ouvidos das pessoas. E vocês lembram da musiquinha antiga da Intel? Não? Claro que não! Essa é a harmonia original de 1992 e já faz parte da identidade da marca e, provavelmente, não será trocada tão cedo. Claro que algumas mudanças de timbre e entonação foram feitas, mas a essência continua a mesma. Mesmo se você estiver ouvindo uma rádio da Noruega e seu norueguês estiver enferrujado, com certeza identificará um comercial da Intel mesmo sem entender absolutamente nada do que estão falando. Isso por quê? Porque a assinatura sonora é fortíssima e muito bem trabalhada.

Vou dar alguns exemplos de casos de assinaturas de sucesso e outras nem tanto.

Intel

Santander

McDonald’s (variações)

Ipiranga

NET

Hisamitsu

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