Marcas e Vitrines X Seus comportamentos

Vitrine.Arezzo.descontos Com tanta diversidade de produtos e serviços existentes no mercado as marcas tentam criar um impacto notável na mente dos consumidores (independente das classes sociais) nos levando a consumir algo que nem sempre é necessário, conduzindo-nos ao hábito de compras de itens supérfluos.

Algumas vezes estamos passeando no shopping sem a intenção de comprar e nos deparamos com uma vitrine que nos “enlouquece”. Além de desejarmos o que está exposto vemos um cartaz escrito “Liquidação” ou “Pague em X vezes” ou “De R$ 199,99 por 169,99”, e por um ato de impulso compramos, sem pensar se aquilo é mesmo necessário neste momento ou se comprometerá nosso “budget”, apenas agimos pelo lado emocional.

O ato de comprar sem a necessidade muitas vezes está ligado ao nosso estado psicológico. Por exemplo, uma pessoa triste ou ansiosa encontra no ato de comprar algo que satisfaça uma necessidade momentânea. Quando ess

e ato vira rotina (obsessão) ou algo que perdemos o controle, enquanto a pessoa não comprar, não satisfazer um desejo ela não conseguirá sossegar, fazendo com que sua qualidade de vida e a saúde emocional sejam afetadas.

Esse ato além de estar relacionado com o estado psicológico em que a pessoa se encontra também está

diretamente relacionado com o comportamento. Como Freud falava “Desejos consciente ou inconsciente ou emoções causam efeitos no comportamento dos seres humanos”.

mente_consumidores

As empresas usam como métodos de vendas o desconto, aumentando primeiramente e abaixando posteriormente, mexendo com a sua mente, fazendo com que pense que aquele desconto realmente ocorreu e que você precisa comprar naquele momento.

Lembre-se que ninguém dá desconto de graça, as empresas fazem isso visando o lucro.

Contudo, o que nos resta a fazer é aprender a lidar com as emoções e os problemas e não agir por impulso. Experimente não comprar nesses momentos psicológicos. Isso fará com que você pense se é realmente necessário efetuar aquela compra, fazendo-o agir racionalmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s