22 de Setembro, Dia mundial sem Carro

Você sabia desse dia? Chegou aos seus ouvidos alguma campanha que tenha te tocado psicologicamente para que não utilizasse o automóvel, e caso tenha chego, você não utilizou seu carro ou o de alguém nesse dia? Pois é, como você deve estar pensando, eu também não fiz isso e inclusive não fazia a mínima ideia que dia 22 de setembro era o dia mundial sem carro.

Bom, descobri hoje, pois estava lendo algumas noticías no “meio&mensagem” e achei interessante o assunto, o que me fez clicar e procurar saber um pouco mais sobre. Enfim, meu papo de hoje, abordará o tema de como talvez deveria ter sido planejada essa mensagem, com conhecimento adquirido no livro “Cultura de Convergência” de Henry Jenkins, ao ler o capítulo 3 – “Em busca do Unicórnio de Oragami”.

A ideia utilizada para a propagação da mensagem da campanha foi muito criativa: para falar da preservação da natureza, ninguém melhor do que ela mesmo (natureza) para ter um apelo grande com cada pessoa que leria aquela mensagem, porém não tão assertiva ao meu ver. A mensagem “No dia mundial sem carro, a natureza veio pedir para você ir de MetrôRio” estava escrita com tinta em milhares de folhas secas que foram coletadas nas ruas, e foram colocadas nos retrovisores dos carros das pessoas para que lessem e fossem incentivadas a ir, para onde quer que fossem, de Metro naquele dia.

Minha ideia é: porque não fazer dessa boa ideia, uma ideia mais impactante da próxima vez, através da narrativa transmidiática?

Essa narrativa se define, resumidamente, em unir as forças de várias mídias, cada qual com uma mensagem única, diferente em sua composição, para ganhar “corpo” e atingir um maior número de pessoas. Partindo deste pressuposto, porque não tornar essa mensagem do dia 22, mais presente na vida de TODOS, realmente, desde já?

Como diz Pierre Lávy, tornar essa mensagem um “ativador cultural”, fazendo com que a mensagem não se disperse facilmente e faça com que as pessoas decifrem todas as informações contidas referente ao assunto – o que representa o globo sem a utilização do carro por todos, para o mundo – que seja criado uma especulação mediante a mensagem e também a elaboração de ideias em todos; e também um “atrator cultural”, ou seja, comum a todos de uma comunidade, levando em consideração que todos seres humanos da Terra tornam-se uma grande comunidade.

A ideia seria que a mensagem continuasse na natureza (folhas secas), porém também migrasse para todas as mídias possíveis existentes, tais como o vídeo divulgado mostrando o que ocorreu no mesmo dia no ano passado, um blog específico com mensagens do quão importante seria esta ação e porque a união de todos move este propósito, página no facebook, twitter, presença na Televisão em canais relacionados com o assunto, propagandas “cults”, games de interação na internet…enfim, “mídias diferentes atingem nichos diferentes”, mas se não for planejado criteriosamente, ainda não atingimos o ponto que queríamos com toda a mensagem – assim como o saga Matrix, que apesar de toda narrativa transmídia, não atingiu grande parte do público pelo fato de não saberem que o filme se completava em outras mídias, diferentemente da maioria.

diamundialsemcarro

Bom, a ideia é cabível de se pensar, uma vez que nosso consumidor (target) somos todos nós e o propósito é a preservação do meio ambiente, temos que “oferecer novos níveis de revelação e experiência para renovar a franquia (preocupação com o meio) e sustentar a fidelidade do consumidor (pessoas em geral)”, tendo como fim que todos participem dessa idéia, e não simplesmente saibam da mesma (como acontece com a “hora do planeta”, por exemplo, onde dificilmente você encontra alguém que lembrou ou quis apagar a luz durante uma hora). Eu acredito que o impacto serio benéfico ao mundo, você acredita?

Para quem quiser saber mais sobre a campanha ocorrida no ano de 2012, acesso o link abaixo e veja como a mensagem foi passada ao público:

http://portfoliodeagencias.meioemensagem.com.br/anuario/propaganda/agencias/SCRIPT+COMUNICA%25C3%2587%25C3%2583O/2368/portfolio-da-agencia/Dia+mundial+sem+carro/1284

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s