O Reality Show do Mundo

olho-facebook

É comum para boa parte do mundo esta conectado a internet e boa parte dos que estão conectados a internet estão em pelo menos 1 rede social. Segundo o site de monitoramento Pingdom, em 2012, o número médio de posts no Facebook no por mês no Brasil foi de 85.962, em Outubro do mesmo ano, a maior rede social, já atingia a marca de 1 bilhão de usuários, e passava da marca de 2.7 bilhões de “likes” por dia.

O capitulo “Entrando no jogo de American Idol:como estamos sendo persuadidos pela reality TV” do livro “Cultura da Convergencia”, que fala basicamente dos principais atributos e os motivos do sucesso dos Realitys Shows, me fez perceber como as pessoas criam seus próprios realitys shows, com público segmentado, que muitas ferramentas das redes socias permitem que sejam criados grupos especificos, com a configuração do próprio usuário, e mensuração dos resultados, que pode ser medido por “likes”, “compartilhamentos” e “retwittes”.

É só parar um minuto para pensar, com certeza você tem um amigo que posta cada movimento da vida do Facebook. Tem gente que até passa o dia inteiro #partiutrabalho, #partiualmoçar, #partiuescovarosdentes, e muitos outros que podemos imaginar.

Tenho certeza que tem gente que muda o status do relacionamento só para causar comoção e chamar atenção das pessoas da sua rede. Tem gente ainda que dá “checkin” nos lugares que só passa em frente, e passa horas modificando as fotos que tira para deixa-las mais bonitas e atraentes. É isso que chamo de Reality Show do Mundo: todos temos acesso e até podemos fazer nossa vida ser um.

Ai, se pararmos para fazer uma analise simples com os Realitys Shows que vemos na TV, quem acredita é 100%  verdadeiro, levanta a mão! Acho que ninguém levantou. Espero que não rs.

Sem julgar se é uma coisa certa ou não, se que assisti está disperdiçando tempo ou não, temos que concordar que apesar de ter o nome “Reality , de real não tem quase nada e muitas coisas são manipuladas.

Então, se na TV não é muito real, nas redes sociais isso também acontece com uma parcela das pessoas que estão conectados a você nas redes sociais, e como SEMPRE criticamos esses programas de TV, minha sugestão nesse post é que antes de curtirmos, compartilharmos ou retwittarmos algo, façamos uma mini critica, um filtro naquela informação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s