Case – Porta dos Fundos

Quem ainda precisa de televisão? A liberdade da internet é a salvação da produção criativa, crítica, inteligente e simplesmente sem frescura nos dias de hoje. Essa é a ideia explorada pelo canal Porta dos Fundos, que produz vídeos semanais, com qualidade televisiva e liberdade de expressão, repertório e talento ilimitada.

Idealizado por Antonio Tabet, Fabio Porchat, Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, o canal de vídeos no Youtube lança dois vídeos semanais, todas as segundas e quintas-feiras, às 11h. Recheado de palavrões, A Porta dos Fundos é tudo que a hipocrisia da televisão nunca permitiu.

Com o projeto iniciado em agosto de 2012, “A Porta”, como os criadores chamam, é o canal brasileiro na internet a atingir mais rapidamente a marca de 1 milhão de inscritos e venceu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) ironicamente de “Melhor Programa de Humor Para TV”. Agora, 10 meses depois, o canal ultrapassa o número de 3 milhões de inscritos, com um total de mais de 265 milhões de exibições. É o número 1 no Brasil em números de inscritos e o 53º no mundo.

 


Além do sucesso, A Porta está revolucionando o mercado de estratégia de marketing. Fugindo do merchandising banana, eles ironizam as empresas e recebem dinheiro por isso. Um grande exemplo foi o esquete chamado “Fast food”, fazendo referência direta a rede de restaurantes Spoleto, a qual eles literalmente chamam de ”inferno”. Após o sucesso do esquete, a rede passou a utilizar o viral como publicidade, que mudou o título para “Spoleto” e ainda contratou a equipe para produzir mais dois vídeos publicitários.

Hoje já são inúmeras as grandes empresas que fecharam contrato de publicidade com A Porta dos Fundos (Fiat, Lacta, LG, Itaipava). E não vale dar pitaco no conteúdo. “A gente faz (a inserção da marca) de um jeito que não compromete o humor. Não é aquele velho ‘meu Deus, que gostoso, uma garrafa de Itaipava!’”, diz Fábio Porchat em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s